quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Curso - inscrição e alojamento

Desembarquei com alguns participantes e ficamos esperando táxi na estação. Estava havendo um evento de jovens católicos paralelo à JMJ, no Rio, e a estação estava lotada! Talvez por isso os táxis estivessem demorando. Alguns participantes conversavam em duplas ou trios. De modo geral achei a turma mais tímida do que a do ano passado. Eu mesma não estava na vibe caradepauzística de me apresentar a todo mundo (às vezes até faço isso), e como também ninguém estava... enfim, acho que o gelo vai demorar um pouco mais para ser quebrado. 

Outra diferença que notei é a faixa etária do pessoal, agora mais variada. Ano passado fui a "tia" da turma. Este ano tenho colegas da minha idade e também algumas aposentadas. As motivações do pessoal também são mais variadas. Além dos que vão estudar na Hungria, muita gente que estuda simplesmente porque acha bonito o idioma. Eu particularmente gosto de turmas com perfis variados... vamos ver quando o pessoal se entrosar mais (espero!) 

Passei na casa de câmbio para trocar euros por forints e tive uma surpresa na hora da inscrição: os 800 euros que eu tinha trocado (mais alguns forints que eu já tinha) não foram suficientes para pagar o curso que, com os programas extras, ficaria em torno de 710 euros. Tudo bem que a gente perde dinheiro por causa das comissões, diferenças de câmbio e tal, mas que chato! Tive que trocar mais dinheiro no dia seguinte para completar os 232.850 forints que o curso (com hospedagem, almoço e extras) me custou. Acho que deu uns 820 euros.

Outra diferença é que não me cobraram os programas extras individualmente, e sim num pacote de 90 euros (acho que foi isso).

Dessa vez fiquei num quarto do lado ímpar do corredor. O bom é que é nascente. O ruim é que embaixo fica um motor/casa de máquinas/não-sei-o-que-é que faz barulho à noite.

À noite chegou minha vizinha de quarto, uma senhora da Grã-Bretanha. Ela pernoitou duas vezes e, depois de tentar se entender com a janela (que não tem como ficar travada na posição aberta) e com a iluminação fraca, decidiu ir para um apartamento.

A logística do alojamento parece não ter mudado muito. Uma novidade foram os cabides nos armários (e eu tinha trazido!) e parece que a lavanderia está com máquinas novas. Não fui lá. Já que fiquei com o banheiro só para mim, estou lavando as roupas nele.

Sobre o curso mesmo, vou falar em outro post. As coisas ainda estão acontecendo e talvez eu deixe para comentar algumas só depois que voltar. Beleza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário